Recomendação para aprender a programar Lua e Jogos Roblox

Olá leitor!

Como você que está lendo que sabe programar lua roblox e lua pura me diga: como estudar a linguagem lua. Eu não quero ficar preso só no cria jogo, existe outro canal, fonte (sem ser o devhub) que ensine lua? Caso sim, ficaria grato de me mandar aqui mesmo.

Tem alguma dica de como estudar está linguagem em específico? Se sim, qual/quais?

Qual a trajetória que em média demora? Quanto tempo você demorou para chegar onde está?

Tem algum jogo ou está criando algum? Poderia mandar aqui? Seria uma bela motivação.

Pouco sobre:

Nao sei programa quase nada de lua roblox pois eu não aprendo as API dele, simplesmente não entra na minha cabeça, mas sei a lógica da lua pura e da programação.

Sou animador e builder no roblox atualmente, pretendo virar programador também, além de facilitar minha vida profissional iria me ajudar nos tempos livres.

Desde já obrigado

1 Curtida

Primeiro Passo: Lua

Qualquer recurso de aprendizado que sejam específicos de uma linguagem, vão lhe ensinar apenas a sintaxe da linguagem, e você em todo caso vai ter que se aprofundar nos específicos da plataforma de interesse.

Você pode seguir os vídeos Lua dessa playlist que constrói mini-games em Lua:

Mas, não vai ser muito diferente da playlist do Cria Jogo, talvez seja até mais superficial, já que nos vídeos mais avançados, eu ensino Lua com exemplos aplicados em jogos (por exemplo, Eventos e lógica de Game Engine).

Só que em todo caso, não há porque se prender há apenas um recurso. Estude todos que achar, até porque essas playlistas duram 1-2h. Não é nada, é muito rápido. Se você sentar pra programar junto (preferencialmente), duplique o tempo. O que ainda não é nada. O que são 4 horas?

Se eu fosse aprender Lua do zero hoje, eu faria:

• Abriria a documentação oficial e o PDF oficial de referência e daria uma passada por cima.
  • Assistiria e seguiria a playlist do Cria Jogo.
  • Seguiria essa outra playlist que te passei.
  • Seguiria os tutoriais do Wiki do LOVE 2D.

Dá pra matar essa etapa de Lua “pura” em 2-5 dias.

Você saberá Lua. Agora precisará estudar os específicos, e nesse caso, você quer aprender Roblox.

Próximo Passo: Roblox

Essa parte pode levar mais 7 a 30 dias para dissecar, depende da sua dedicação.

• Wiki de desenvolvimento do Roblox, siga os tutoriais oficiais. Faça TODOS esses, sem exceção, mesmo que você não tenha uso imediato, mas você precisa se familiarizar com a API: https://developer.roblox.com/en-us/learn-roblox/all-tutorials

• Playlist de Roblox do Cria Jogo é uma das poucas que aborda scripting Roblox em formato vídeo, em Português, de forma a lhe ensinar a construir o conhecimento da API do Roblox, sem fórmulas prontas (sem “faça um Simulador só copie e cole esse código”).

• Depois da playlist do Cria Jogo, você terá os fundamentos da arquitetura do Roblox. Agora, assista e siga as playlists oficiais do Roblox (vai demorar, mas você vai aprender MUITO):

Conclusão

• Se você dissecar os tutoriais oficiais do Roblox, enquanto programa junto, sem CTRL+C, CTRL+V, se sentirá bastante confortável com a plataforma.

• Se você terminar a playlist de Lua e de Roblox do Cria Jogo, garanto-lhe que você sairá programando jogos Roblox, que é seu objetivo. Mas, não adianta só assistir, tem que programar junto, tem que deixar a Wiki aberta e consultar quando tiver dúvidas.

Lembre-se que o Cria Jogo é gratuito, eu não tenho nada a ganhar recomendando meu próprio canal de novo, até porque já perdi MUITO tempo digitando esse tópico para você e já investi muito tempo criando os vídeos, sem nada em troca. Então, eu recomendo porque realmente funciona, não estou tentando vender nada. A questão é que se você está interessado em aprender, eu estou interessado em ensinar e mostrar o caminho das pedras. Mas, você tem que fazer sua parte, não existem fórmulas mágicas.

A ideia é: menos filosofia de “será que devo seguir esse recurso ou não”, e mais ação. Você não vai perder nada, só vai aprender.

5 Curtidas

tem um canal gringo tmb no yt q se chama alvin blox se eu n me engano, ele é muito bom

1 Curtida

Ele apresenta bastantes scripts porcos, não veja ele.

Kkkkkk, pior que é verdade:
image

1 Curtida

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk porcos kkkkkk, ent ta kkkkkkkk morro kkkkk

2 Curtidas

Não adianta ficar só vendo vídeo, você tem que colocar em prática. Eu assisti uns 10 videos de programação LUA do cria jogo e depois parei e fui aprender na prática que é o MELHOR jeito, se você sabe a lógica da LUA então não é pra ser tãããão difícil aprender LUA RBLX pois é quase a mesma coisa.

3 Curtidas

Você pode me dar uma dica de como praticar? eu assisto uma aula do cria jogo e dps vou pro Lua para praticar e tentar fazer tudo o que aprendi sozinho, dps que eu consigo fazer sozinho eu vou para a próxima aula. Me recomenda alguma outra forma para reforçar?

o yt é bem isso kkkkkkkkkkkk

a wiki oficial Lua ou wiki WIKI?