Qual a melhor linguagem para começar a programar?

Sou novo em programação e não sei de nada sobre, estou com vontade de aprender alguma linguagem fácil por enquanto, qual linguagem vocês aconselham?

1 curtida

Eu não sou um bom exemplo em programação, mas já tive contato com Excel VBA e Roblox Lua, eu sinceramente nunca tive problemas com essas linguagens e acho elas bem simples. Roblox Lua é fácil de aprender porque tem uma API completa e muitos exemplos divertidos, mas eu recomendo que use ela como um meio intermediário para algo mais avançado.

Posso estar falando besteira, mas eu disse

2 curtidas

Eu comecei programando C# quando tinha 13 anos, hoje com 16 eu programo C#, Lua e Java.
Se você for fazer jogos pro roblox, comece por lua. É bem simples e você só precisa abrir o studio e ir testando. Se não, comece por python.

4 curtidas

Eu comecei com Lua pura ano passado porém não me aprofundei muito, alguns dias antes de 2020 eu estudei Java, em seguida continuei Lua, dei início a Roblox Lua e por último aprendi C#.

1 curtida

Antes de tudo, comece com a logica de programação, todas as linguagens usam a mesma logica.
Tem cursos gratis, na softblue por exe…

1 curtida

C# foi a que eu melhor me adaptei por enquanto

Para não fugir do que foi dito. Penso que a rigidez do C# é importante para aprender todas as formalidade da orientação a objetos e arquitetura.
A leveza e simplicidade do Lua pode facilitar dentro de um contexto a escrita, mas não acho que não vai forçar a aprendizagem.

1 curtida

Já trabalhei com dezenas de linguagens, e continuo a recomendar a Lua como primeira linguagem. Não é à toa que a escolhi como linguagem para o curso de introdução a programação no canal.

Depois de Lua, você pode ir para Python ou C#.

Ao mesmo tempo, quando estiver confortável com o entendimento de OOP (Objetos), estude Programação Funcional.

Mas, não escolha linguagens de forma cega, “linguagem pela linguagem”. Escolha um objetivo ao o que fazer com elas.

4 curtidas

Sou Web Design, acabei indo para o lado oposto de minha formação, fui para área de desenho. Hoje com 36 anos, estou de volta aos estudos e tive a mesma duvida, diante de tantas opções, para onde ir? Então, estou dando uma boa relembrada em Lógica e Algoritimo, que acredito que todos aqui vão concordar, é a base para qualquer linguagem. Depois, é aprender a sintaxe e semântica da linguagem em questão!

2 curtidas

Vou melhor minha resposta:

• A melhor primeira linguagem, pela syntaxe fácil de ler e por ser dinâmica: Lua.
  • A melhor primeira linguagem, se considerar aplicação imediata em todas as camadas e tipos de projetos, e possibilidade de entendimento do muito básico ao mais avançado: JavaScript.
  • A próxima linguagem: C#, Python ou JavaScript (se a sua primeira foi Lua).
2 curtidas

Eu to começando agr com 14 anos com Python pois apenas gostei dela e dps ia aprender ela e usar como um “começo”, pra dps aprender Lua, mas acho que vou ficar com ela como principal. Depois que aprender tudo sobre Python vou para lua e assim vai…