PardallGames: meu famoso site de jogos, emuladores e roms de 1998 a 2002

PardallGames

Em 1998 eu lancei um portal de jogos, o PardallGames.

pardallgames-logo_pg
Logo v3

O que era o PardallGames?

• Tinha um Enciclopédia sobre jogos (com informações, screenshots, dicas, cheat-codes e detonados). Era uma Wikipédia, mas focada só em jogos.
  • Tinha uma grande seção de download de emuladores e roms, além de jogos freeware de PC
  • Notícias sobre games (eu já sabia inglês, então traduzia de sites estrangeiros)
  • Enquetes e um grande e ativo fórum

Eu achei a v2 (de 2000), a v3 e a v4 do site na Wayback Machine. Infelizmente não achei a v1, que ficou no ar de 1998 a 1999, no famoso Geocities.

logo
Logo v4

Fatos e Curiosidades

• Quando eu lancei o PardallGames eu tinha 11 anos, quando encerrei ele, eu já estava com 14 anos.
  • A primeira versão de 1998 a 1999 era uma página plana em HTML, que eu editava na mão.
  • Já para a v2 eu desenvolvi um site dinâmico, com painel administrativo de gerenciamento de conteúdo. Para criar o site dinâmico, programei em ASP3 e usei um banco de dados Microsoft Access.
  • A primeira e a segunda versão tinham em média 50 visitas por dia (o que já era muito para o site de uma criança). Mas, espere… a terceira versão pulou para 800 visitas diárias e na quarta já passava de 1500 visitas diárias!

• Qual o motivo para a explosão? O site era bem posicionado no mecanismo de busca "Cadê?" (sem Google), e também apareceu na revista impressa WWW.com.br.
  • O site tinha uma loja virtual que eu também desenvolvi, onde eu vendia CD-Roms com ROMs e vendia espaços de publicidades no site.
  • Na v4 eu vendi uma quota anual para uma empresa de som de carros para deixar um banner no topo do site e com o dinheiro comprei o PlayStation 2 no lançamento (uma FORTUNA na época, ainda mais para minha idade).
  • O site ficou por 3 anos em domínios e hospedagens gratuitas, e depois migrei para meu próprio domínio e meus próprios servidores (foi aqui que dei tiro no pé).
  • Eventualmente, tirei o site do ar, porque manter um servidor de downloads e tudo aquilo de visita ficou muito caro (e eu gastei todo o dinheiro de publicidade em jogos).
  • Toda a programação, arte e conteúdo foram criados e eram postados por mim. Até as logos e banners.
  • Numa screenshot abaixo, da v3, você verá que eu postei até uma notícia sobre os atentados de 11/09/01. Nada haver com um site de jogos, mas foi tão chocante, que postei.

Screenshots

Algumas dessas imagens são gigantes (literalmente, pois são longas), então é preciso clicar com o botão direito e: “Abrir imagem em nova aba”:

Versão 2

Versão 3

Nessa época era normal se chamar “webmaster” de websites, quando você era o desenvolvedor ou responsável por ele (hoje em dia é basicamente “full stack” ou “backend developer” ou “frontend developer”):

Uma “incrível” enquete (uma porcaria! :rofl:):
ps2-porcaria

Loja Virtual

Banners Publicitários (criados por mim)

pardallgames_12060
ban_anun_90
ban_anun468

Versão 4

Como o PardallGames nessa época recebia milhares de visitas diárias, eu coloquei uma barra permanente do site do meu pai no topo do PardallGames, para ajudar meu pai:

Emumaníacos

Esse era o maior site de emuladores e ROMs do Brasil. Qual a diferença para o PardallGames? O Emumanícos era um site apenas de emulação, o PardallGames tinha tudo sobre games além de Emuladores e ROMs. O meu site estava provavelmente entre os top 5 maiores do Brasil na época.

4 curtidas

:eyes: foda, e isso com 11 anos…

2 curtidas

Que incrível! Seria muito legal um vídeo sobre isso.
Realmente bem interessante você ter feito tudo com 11 anos.

2 curtidas

Escrevi mais alguns fatos aqui:

https://pardall.xyz/about#pardall

2 curtidas