O que é API e JSON?

vejo varias pessoas falando dessas coisas como se fossem a mais importante do mundo ou uma coisa que todo mundo sabe,ja procurei em videos mas nao sei se os caras nao sabem explicar,ou eles explicam muito rapido(ou eu sou burro mesmo ;-:wink:

mas oq realmente é API e JSON?

1 curtida

API significa(em português) Interface de Programação de Aplicação. Basicamente, uma API tem várias funções acessíveis. Existem por exemplo, API’s de clima, em que você chama uma função que é preciso mandar parâmetros, por exemplo, uma localização, e a função te retorna a temperatura nesse lugar. Para não confundir, uma API é um conjunto de funções programadas por alguém, onde é possível usar essas funções.

JSON significa Javascript Object Notation. Serve para organizar objetos Javascript. JSON é muito usado para requisições HTTP (requisições que são enviadas do cliente para o servidor).

Um exemplo de JSON:

{
   "Username": "Gaffal",
   "Idade": 99
}

JSON é muto usado porque é fácil para entender e organizar os dados.

Acho que ficou meio confuso, então vou dar um exemplo. Eu tenho um site com um sistema de login e criei uma API para ele. A API possui uma função para verificar se o nome de usuário e a senha estão registrados no banco de dados. Sendo assim, eu consigo enviar uma requisição HTTP do site(cliente) para minha API(servidor). Essa requisição utiliza JSON para organizar os dados e a API entender.

Então, o JSON seria mais ou menos assim:

{
   "Name": "Nome que colocaram no formulário de login",
   "Password": "Senha que colocaram no formulário de login"
}

Isso vai ser enviado para uma rota da API (rotas são a forma de chamar funções), e ela ira retornar se o usuário existe ou não.

Bom, não sei se deu para entender, qualquer coisa é só perguntar :)
3 curtidas

vlw :3 deu pra entender um pouco

n sei se eu realmente entendi mas oq ta na minha cabeça é q:

API é tipo algo programado por alguem pra outras pessoas utilizarem aquilo

JSON é o caminho pras pessoas usarem

isso?

1 curtida

Mais ou menos isso. APIs nem sempre são públicas. Provavelmente esse fórum tem uma API, que é privada(não podemos usar as funções dela).

JSON é uma forma para organizar informações. Geralmente são usados em requisições HTTP(O caminho), tem várias utilidades. Então, serve para organizar informações, é como se fosse um livro.

1 curtida

aaaahhh,tendi.

1 curtida

Em 2018 eu criei um vídeo sobre isso para minha startup:

1 curtida