Machado Viking + Mini breakdown (Blender + PS)

Opa, hoje vos trago um machadinho que modelei para o Catálogo do roblox, acho que demorei umas ~3 horas pra fazer tudo, modelagem, uvmap, AO e a textura. Esse foi o resultado final, eu até que gostei bastante, só não curti muito como ficou o “couro” não consegui fazer algo muito bom. :confused:

Agora vou fazer um “mini-breakdown” (algo que eu sempre quis fazer) com os passos de criação do machado.

Como estou fazendo algo pro catálogo tenho alguns limites à seguir, 1200 vértices e texturas de no máx. 256^. Com isso eu preciso fazer algo mais low-poly, e tentar utilizar o máximo de espaço na hora de fazer o UV map.

UV

Depois de modelar fiz um mapa de Ambient Occlusion,
AO

e comecei a textura, primeiramente definindo quais cores iria utilizar.

Depois coloquei o map de AO e defini como multiplicação.

Para o símbolo, peguei uma imagem no Google e tracei por cima, todo preto e depois diminui um pouco a transparência.

Para o metal, usei um pack de brush que baixei no www.brusheezy.com. Fiz 2 camadas, uma totalmente preta, e outra totalmente branca, assim posso facilmente mexer na transparência de ambos.

Pro efeito de “desgaste”, usei o UV como referencia e tracei algumas linhas totalmente em branco, pra depois mexer na transparência e definir o nível que ficaria bom.

O couro é o mesmo esquema que o metal, usei brushes que baixei no mesmo site, criei 2 camadas, uma totalmente branca, outra totalmente preta e apenas mexi na transparência.

A madeira é uma combinação de 2 Mapas que baixei no www.textures.com, apenas coloquei da maneira que achei melhor e “recortei”.
Bom, acho que é isso, espero não ter esquecido de nada e ter conseguido ajudar alguém :slight_smile:

8 Curtidas

Acabei falando muito da textura e pouco da modelagem :ok_hand:, e a 1º render ficou esticada e não sei como arrumar :weary:

1 Curtida

Caramba! Esse machado ficou muito bom, se aparecer no Catalog com toda a certeza irei comprar. Além do mais, serviu de tutorial para pessoas que estão com algumas pequenas dúvidas na área de criação de itens no Blender, muito bom. :slight_smile:

1 Curtida

Ficou perfeito! Eu adoraria saber mais sobre modelagem, Comecei pouco tempo com Blender e estou tendo algumas dificuldades para alegrar Meu Mestre Silekz hehe, Você é incrível moço, Um Deus!!

2 Curtidas

Muito obrigado, vou tentar mostar um pouco de como modelo no meu prox post, sem querer acabei focando muito na parte da textura nesse.

Obrigado :slight_smile:

2 Curtidas

Gostei bastante! Parece um machado de verdade!! :slight_smile:

1 Curtida