Ludum Dare, Game Jam Clássico e Obrigatório, edição 46 nesse final de semana (18/04 a 21/04)

image
Ludum Dare, conhecido como LDJam ou LD48, é o game jam mais importante que ocorre 2 vezes por ano (Abril e Outubro), sendo que a primeira edição ocorreu em Abril de 2002 :exclamation:

Há sempre grande expectativa e comoção a cada Ludum Dare, já que é uma tradição para programadores e desenvolvedores de jogos do mundo inteiro participarem desse evento.

Estrutura - Escolha de Tema

  • A cada 4 meses
  • Sugestão de temas é livre e abre 1 mês antes do ínicio
  • Uma semana antes do início, há votação e filtragem dos temas sugeridos
  • O tema é divulgado apenas no início do evento, que sempre ocorre num sábado de madrugada ou sexta à noite, dependendo do seu fuso horário.
  • Todos podem escolher e votar temas.

Estrutura - Regras

Duas categorias de participação: Jam e Compo, cada categoria contém suas próprias regras.

Jam

  • 72 horas de duração (3 dias)
  • Permitido:
    • Trabalhar em equipe
    • Usar assets prontos ou externos, premium ou gratuitos
  • Não é necessário compartilhar o código fonte do projeto final

Compo

  • O coração do Ludum Dare.
  • 48 horas de duração (2 dias)
  • Deve-se trabalhar sozinho
  • Deve-se produzir todos os assets durante o evento, não podem ser usados nem asset de domínio público
  • Obrigatório compartilhar o código fonte do projeto final

Regras Completas

Disponível no site oficial (em inglês).

Números

  • Em média 5000 a 6000 participantes (por evento!).
  • 2000 a 3000 jogos publicados (por evento! Passam de 30 mil jogos ao longo dos anos).

Votação e Vencedores

  • Os próprios participantes do Game Jam votam nos jogos
  • Não há prêmios, mas há ranking, e pode ser uma ótima divulgação ficar entre os 50 melhores jogos.

Fatos Notáveis

  • Muitos jogos que começaram na Ludum Dare viraram sucesso de vendas na Steam, na versão aperfeiçoada após o jam, por exemplo:
  • Um grande portal escreveu sobre a importância do Ludum Dare:
  • Notch, criador do Minecraft, participou de várias edições, assista a ele criando um jogo numa das edições:

Participe!

image

Eu vou Participar

  • Eu estou dentro.
  • Vou usar Godot, Blender, LMMS.
  • Quero criar um jogo PS1, baixa resolução.
  • E você?
2 Curtidas

Extras - Pós Competição (Post-Mortem) e Documentários

O melhor do Ludum Dare são os milhares de vídeos postados toda vez que o evento ocorre. Os vídeos envolvem gameplays dos jogos criados, reviews, timelapses das criações, e principalmente, post mortems (o que foi aprendido) de criação.

Uma simples busca no YouTube revela milhares de vídeos: https://www.youtube.com/results?search_query=ludum+dare

Um dos meus favoritos é o canal Pixel Prophecy, que produz documentários relacionados ao Ludum Dare: https://www.youtube.com/channel/UCUMFVcnkIM5L4V8fA24C51g/videos

Exemplos:

3 Curtidas

Vídeo com Detalhes

Está no ar o vídeo explicativo sobre Game Jams e regras do Ludum Dare:

1 Curtida

Ludum Dare 46 Começou!

Tema: Keep it Alive

  • Começou às 3 da manhã, horário Europeu, e 22h no Brasil.
  • “Mantenha ele/isso vivo”

image

1 Curtida

Primeiro Dia

Ideia Escolhida

  • Decidi por um tipo de god game / point and click adventure.
  • Com Kaju.

Conceito do Kaiju Principal

  • A ideia é um Kaiju orgânico, uma bio-arma criada pela Terra.
  • Estilo: PS1.
  • Fiz o rascunho do design e conceito do Kaiju, pronto pra modelar.

Modelo 3D Pronto

  • Modelado, texturizado e rigado - levou 6 horas!
    kaijubones kaijuhead kaijuposed

Kaiju - Poses

Imgur
Imgur

Kaiju - Dissecado

kaiju-rig
kaiju-tpose
kaiju-wire

1 Curtida

Terminei a primeira ilha, e o model de human.
Eu sou o modelo do modelo humano que modelei. Você vai ver minha face um monte nesse jogo.

Além disso o Kaiju tem 540m:

Imgur

Provavelmente último progresso do dia, já que já são quase 21h e vou acordar às 5 amanhã de novo.

2 Curtidas

Jogo concluído e publicado!

1 Curtida