Jornada de Aprendizado de Teoria da Música e Produção Musical

Introdução

Estou aprendendo Teoria Musical focada em música eletrônica (aquela que é feita no computador, não apenas “tuti tuti”) e produção digital com o software LMMS (gratuito e poderoso).

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Por quê?

  • Criar músicas para jogos
  • Criar efeitos sonoros para jogos
  • Porque é divertido, profundo e relaxante.
  • Criar tutoriais com os básicos que eu aprender.

Expectativas

  • Não espero (e nem quero) ler partituras análogicas/tradicionais.
  • Entender partituras MIDI, exemplo:
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  • Criar composições e efeitos sonoros básicos, mas agradáveis
  • Dominar o software LMMS (isso é possível, já que é algo completamente técnico, e não algo profundo como ser alguém bom em música propriamente dita).

Críticas

  • Isso é completamente novo para mim, então estou aberto a todo tipo de crítica, sugestão, dica, etc. :grin:
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Música

Hoje, depois de 2 dias de estudos, criei uma composição extremamente simples, mas com uma melodia + uma batida, que no meu gosto musical, achei bem relaxante e agradável (ouvir com fone de ouvido):

Músicas do primeiro dia de estudo

O primeiro som que criei no LMMS, ainda no primeiro dia de estudo no domingo:

Achei um instrumento de orquestra + piano e tentei com eles:

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Wow cara, Split fotógrafo vai ser músico também :laughing:. Parabéns pelas músicas :clap:

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Na minha opinião, toda pessoa tem que aprender a:

  • Desenhar
  • Pintar
  • Tocar um instrumento (ou música em geral)
  • Fotografar
  • Programar

Não precisa virar um mestre nem fazer dessas coisas uma profissão. Mas, essas habilidades abrem a mente e são relaxantes e expressivas. :angel:

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Gostei muito de você ter compartilhado isso, eu estava realmente tentando aprender musica a um mês atrás. Mas acabei desistindo ao saber que o FL STUDIO era pago, mas agora vou tentar com esse software

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O LMMS já vem com sons prontos? Digo, sem precisar gravar o som de um instrumento físico;

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LMMS e todas as outras opções de software do tipo (se chamam DAW - Digital Audio Workstation, como FLStudio, LogicPro, GarageBand, etc), vem com milhares de sons e dezenas de instrumentos. A ideia dos DAW é justamente não precisar do instrumento físico.

E se você não achar o que precisa, pode baixar milhares a milhares de plugins de instrumentos e sintetizadores, chamados de VST (ex: http://vst4free.com).

Por exemplo, baixei esse sintetizador de sons aliens:
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Cidadezinha de RPG

Coral (WIP)

Ainda não sei o que adicionar entre o coral, etc, mas compartilhando o que tenho até agora.

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Músicas e Efeitos Sonoros que produzi para meu jogo do Ludum Dare

Esse eu chamo de “clec clec clec”:

Kaiju invocado - pronto para balancear o mundo (tentei passar a ideia de perigo eminente):

Kaiju sendo invocado:

Kaiju desbloqueado:

Tema de abertura do jogo (sensação de sujeira / abandono / desespero):

Monges meditando (usei um sintetizador de vozes):

Música principal:

  • Não estou conseguindo fazer upload dela, vou checar configurações do fórum.
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Curso de Teoria Musical

Seguindo um curso de teoria musical, para produção digital:

Teclado MIDI

Comprei um pequeno teclado USB MIDI, para tocar instrumentos virtuais e aprender teoria musical, notas, acordes, etc. Esse modelo AKAI LPK25 é considerado o melhor em termos de custo x benefício (é barato), e a vantagem que é bem pequeno, menor que o teclado do PC:

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Ferramentas de Aprendizado

Para estudar música, voltei a usar um programa que é um dos amores da minha vida, o Anki.

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Escrevi um tutorial um tempo atrás:

E naturalmente, estou recortando e anotando tudo no Joplin:
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