Jornada de Aprendizado de Teoria da Música e Produção Musical

Introdução

Estou aprendendo Teoria Musical focada em música eletrônica (aquela que é feita no computador, não apenas “tuti tuti”) e produção digital com o software LMMS (gratuito e poderoso).

image

Por quê?

• Criar músicas para jogos
  • Criar efeitos sonoros para jogos
  • Porque é divertido, profundo e relaxante.
  • Criar tutoriais com os básicos que eu aprender.

Expectativas

• Não espero (e nem quero) ler partituras análogicas/tradicionais.
  • Entender partituras MIDI, exemplo:
    image
  • Criar composições e efeitos sonoros básicos, mas agradáveis
  • Dominar o software LMMS (isso é possível, já que é algo completamente técnico, e não algo profundo como ser alguém bom em música propriamente dita).

Críticas

• Isso é completamente novo para mim, então estou aberto a todo tipo de crítica, sugestão, dica, etc. :grin:
1 curtida

Música

Hoje, depois de 2 dias de estudos, criei uma composição extremamente simples, mas com uma melodia + uma batida, que no meu gosto musical, achei bem relaxante e agradável (ouvir com fone de ouvido):

Músicas do primeiro dia de estudo

O primeiro som que criei no LMMS, ainda no primeiro dia de estudo no domingo:

Achei um instrumento de orquestra + piano e tentei com eles:

1 curtida

Wow cara, Split fotógrafo vai ser músico também :laughing:. Parabéns pelas músicas :clap:

1 curtida

Na minha opinião, toda pessoa tem que aprender a:

• Desenhar
  • Pintar
  • Tocar um instrumento (ou música em geral)
  • Fotografar
  • Programar

Não precisa virar um mestre nem fazer dessas coisas uma profissão. Mas, essas habilidades abrem a mente e são relaxantes e expressivas. :angel:

1 curtida

Gostei muito de você ter compartilhado isso, eu estava realmente tentando aprender musica a um mês atrás. Mas acabei desistindo ao saber que o FL STUDIO era pago, mas agora vou tentar com esse software

1 curtida

O LMMS já vem com sons prontos? Digo, sem precisar gravar o som de um instrumento físico;

1 curtida

LMMS e todas as outras opções de software do tipo (se chamam DAW - Digital Audio Workstation, como FLStudio, LogicPro, GarageBand, etc), vem com milhares de sons e dezenas de instrumentos. A ideia dos DAW é justamente não precisar do instrumento físico.

E se você não achar o que precisa, pode baixar milhares a milhares de plugins de instrumentos e sintetizadores, chamados de VST (ex: http://vst4free.com).

Por exemplo, baixei esse sintetizador de sons aliens:
image

1 curtida

Cidadezinha de RPG

Coral (WIP)

Ainda não sei o que adicionar entre o coral, etc, mas compartilhando o que tenho até agora.

1 curtida

Músicas e Efeitos Sonoros que produzi para meu jogo do Ludum Dare

Esse eu chamo de “clec clec clec”:

Kaiju invocado - pronto para balancear o mundo (tentei passar a ideia de perigo eminente):

Kaiju sendo invocado:

Kaiju desbloqueado:

Tema de abertura do jogo (sensação de sujeira / abandono / desespero):

Monges meditando (usei um sintetizador de vozes):

Música principal:

• Não estou conseguindo fazer upload dela, vou checar configurações do fórum.
1 curtida

Curso de Teoria Musical

Seguindo um curso de teoria musical, para produção digital:

Teclado MIDI

Comprei um pequeno teclado USB MIDI, para tocar instrumentos virtuais e aprender teoria musical, notas, acordes, etc. Esse modelo AKAI LPK25 é considerado o melhor em termos de custo x benefício (é barato), e a vantagem que é bem pequeno, menor que o teclado do PC:

image

Ferramentas de Aprendizado

Para estudar música, voltei a usar um programa que é um dos amores da minha vida, o Anki.

image

Escrevi um tutorial um tempo atrás:

E naturalmente, estou recortando e anotando tudo no Joplin:
image

1 curtida