Dúvidas de como eu posso aprender a fazer meus próprios scripts sem precisar de referências a todo momento, sou novato

É normal no começo da programação as vezes ter que ficar vendo códigos anteriores? As vezes eu esqueço do formato dos códigos e acabo me embaraçando todo rsrs, eu vi o curso de lua do cria jogo e agora estou começando a praticar no roblox, poderiam me ajudar a aprender a por todos esses códigos em prática e conseguir fazer meus scripts sem precisar de referências? Obs: Já estou vendo os ep do canal Cria jogo sobre Roblox também.

2 Curtidas

Aprender programação é assim mesmo, você eventualmente vai precisar consultar outros códigos para relembrar a estrutura que o script deve seguir, isso é normal.
Não tem problema você olhar códigos de outras pessoas para saber como o código deve ser escrito, o começo é sempre assim.
Na verdade até os programadores experientes consultam outros códigos e documentações de vem em quando.

1 Curtida

obrigado!!!, valeu pelas dicas

1 Curtida

Isso é perfeitamente normal! O que acontece é que com o tempo e prática, vamos “decorando” o que mais usamos, mas é normal rever códigos já feitos.

Tente começar pelo básico. Foque nas coisas mais simples primeiro, e com o tempo você vai avançando. Acredito que o resto seja questão prática mesmo, você vai ganhando noção de como as coisas são feitas, e assim, sabe o que fazer para criar o que quer sem precisar de ajuda. (mas novamente, não tem problema pedir ajuda ou consultar códigos e principalmente documentações)

1 Curtida

Obrigado, tem algumas pessoas que simplesmente não tem ética e ficam humilhando os outros, isso aconteceu com um amigo meu, o cara disse simplesmente assim para ele " Você não lembra o código de trocar a cor de um bloco então você não sabe nada de lua" Mas, muitas vezes inclusive eu acabo esquecendo esses códigos básicos e tenho que acabar voltando nas documentações pois como eu disse sou novato , e muitas vezes para desenvolver meus próprios códigos preciso antes copiar algum código para depois desenvolver o meu, pois as vezes eu fico pensando em como aplicar tudo isso no roblox, daí eu vejo os vídeos do Criajogo e vou aplicando os códigos, mas lógico sempre me espelhando nos códigos dele isso é normal? E também você poderia me passar seu Dc?

2 Curtidas

Vou te falar o seguinte: eu programo há exatos 26 anos, e já trabalhei com mais de 10 linguagens diferentes e dezenas de frameworks (web, mobile, games, etc). Continuo programando TODO dia.

E DEZENAS de vezes por dia eu uso códigos externos ou meu próprio código anterior. Aliás, a maior parte do tempo é usando código que você fez anteriormente, copiando, colando e adaptando. Mas, principalmente, pacotes e bibliotecas criadas por outros.

Em geral, quanto mais iniciante você for, mais você vai tentar re-inventar a roda e mais você vai tentar impressionar os outros. É legal no começo querer re-inventar a roda, porque assim, você aprende como as coisas funcionam, mas ao mesmo tempo, a função do programador é criar “programas”, e não importa como isso seja feito. Com o tempo, a ideia é NUNCA mais re-inventar a roda.

Quanto mais tempo você programar, mais você vai aprender a não re-inventar a roda, e você vai ficar cada vez melhor como um pesquisador - aprender a fazer as perguntas certas e achar as respostas certas.

Alguns exemplos de um projeto open-source recente meu (não precisa entender a linguagem dos links, mas só para ter ideia):

2 Curtidas

É um prazer imenso ter a atenção de um programador com tamanho nível de experiência para tirar dúvidas.
Isso não tem muito a ver com o contexto do tópico, mas…
Só por curiosidade, você já trabalhou com Python?

2 Curtidas

Fiz o protótipo da minha startup Fred com Python. Era um bot WhatsApp de pedido de comida, o WhatsApp não tinha API, então mesmo com Python eu também quebrei a criptografia do WhatsApp na época. Além disso, o GDScript do Godot é inspirada em Python (mas não é igual), e eu uso muito o Godot.

O vídeo do protóptio do Fred saiu até no TecTudo da Globo, o que levou a entrar um investidor.

Vídeo com o bot em Python (quase 60 mil views):

O Fred 3 anos depois do protótipo:

2 Curtidas